Introdução a Pintura Hidrográfica

Introdução a Pintura Hidrográfica

A impressão por transferência em água, também conhecida como Pintura Hidrográfica, é a tecnologia para transferir uma impressão de qualidade de foto plana e bidimensional para um objeto tridimensional usando a água como meio de transferência. Essa é a breve explicação, mas a maioria das pessoas não está familiarizada com o processo, muitos nunca ouviram falar dele, e a maioria não entende o conceito de como isso é feito.

Primeiro, deixe-me dizer onde você pode ter visto o produto final. Se você possui um modelo de carro ou caminhão atrasado com detalhes em madeira no interior do passageiro, eles provavelmente foram feitos usando o processo de hidrografia. Os fabricantes de automóveis estão usando o processo em suas peças de acabamento OEM dentro da maioria dos carros novos, em vez de madeira real, porque é rentável, mais durável e conserva os recursos naturais. O equipamento de caça também é um mercado importante para o processo. Se você viu rifles, espingardas, arcos compostos e outros acessórios de caça feitos em padrões de camuflagem, eles foram feitos usando o processo de Pintura Hidrográfica em quase todos os casos. Muitos fabricantes de equipamentos estão usando esse processo internamente como parte de sua linha de produção. ATV's, trail bikes, e embarcações pessoais são outras áreas de equipamentos esportivos que aproveitam essa tecnologia. Existem categorias menores e subcategorias de fabricantes usando o processo e as possibilidades são infinitas, mas a real nota interessante para tudo isso é que você pode ter exatamente o mesmo processo que os fabricantes estão usando em seu equipamento para atualizar, atualizar ou basta alterar e personalizar a aparência do seu equipamento para diferenciá-lo da multidão.

A Pintura Hidrográfica é realizada usando um PVA ou filme de álcool polivinílico que tem excelentes propriedades adesivas, é não tóxico, inodoro e excelentes propriedades emulsionantes, o que significa que se dissolve facilmente em água. Um padrão de tinta é impresso no filme plano usando tambores rolantes similares à impressão de um jornal ou outra mídia de impressão. O padrão de repetição pode parecer madeira, metal, camuflagem, fibra de carbono ou praticamente qualquer coisa que sua imaginação possa imaginar. O filme acabado é enrolado em bateria e pronto para uso. A preparação do objeto a ser impresso é uma parte importante do processo para garantir uma correta aderência e um acabamento impecável. Dependendo do material, seja de plástico, madeira ou metal, são tomadas medidas diferentes para prepará-lo para o processo de impressão. Todos os objetos devem estar absolutamente limpos, livres de sujeira e graxa, como contaminantes irá interferir com a adesão da impressão. Acabamentos brilhantes são arrastados ou lixados para fornecer uma ligação mecânica entre o objeto e as camadas de pintura do primer. Os plásticos são limpos com removedores de graxa químicos especiais, tratados com chama para alterar a estrutura molecular da superfície plástica e pulverizados com um promotor de adesão. Os objetos de metal são lavados com produtos químicos especiais projetados para remover resíduos, secos e, em seguida, estão prontos para o preparo.

Todos os objetos neste ponto recebem uma demão de primer epóxi, assim como o corpo de um carro recebe quando está sendo preparado para a pintura. O próximo passo no processo é pulverizar uma cor base contrastante ou complementar para dar ao objeto uma cor e uma textura uniformes para a impressão. O passo seguinte é onde a mágica de impressão começa. O filme de PVA com o padrão de escolha é flutuado na superfície da água aquecida a 31ºC. Em um intervalo de tempo prescrito, o filme começou a se dissolver na água, mas ainda retém elasticidade suficiente para manter a tinta impressa no padrão original. Neste exato momento, um ativador de tinta é cuidadosamente borrifado na superfície da tinta, o que a torna mais maleável para que ela fique grudada no objeto que está sendo impresso. O objeto é passado lentamente pela camada de filme de tinta flutuando na água e a pressão da água que se fecha ao redor do objeto força a tinta sobre a superfície pintada do objeto. Uma vez que o objeto esteja submerso, qualquer tinta remanescente não grudará na superfície molhada para que o objeto possa ser removido sem preocupações ou sobrepondo a impressão. A película residual de PVA é cuidadosamente lavada do objeto usando água limpa e aquecida até que tudo o que resta é a própria tinta. O objeto pode secar, inspecionar as falhas na impressão e retocar com um aerógrafo, se necessário. O passo final é pulverizar o objeto com duas demãos de tinta de revestimento claro de uretano protegido por UV exatamente como usado em novos acabamentos automotivos. Este acabamento final pode ser de alto brilho, baixo brilho ou acabamento plano, dependendo dos desejos do cliente.

Fonte Artigo: http://EzineArticles.com/3885201

Curso Online de Pintura Hidrográfica

Aprenda mais Pintura Hidrográfica ou WTP – (Water Transfer Printing) com o curso online dos irmãos Anderson e André. Esta técnica já é bastante utilizada nos Estados Unidos na personalização de peças automotivas, assim como aros, retrovisores e acessórios internos, as peças motociclísticas também não ficam de fora, como capacetes entre outros acessórios.

Clique aqui e conheça o Curso Online de Pintura Hidrográfica