Saiba Mais Sobre a Resina Epoxi

Saiba Mais Sobre a Resina Epoxi

O que é Resina Epoxi?

A resina epóxi, também conhecida como poliepóxido, é um tipo de plástico que endurece quando misturado a um agente catalisador (endurecedor). Existem diversos tipos de resinas epóxi para os mais variados fins. Capacite-se com o Curso de Mesas Resinadas

Elas servem como isolantes térmicos quando utilizados para confeccionar peças elétricas e eletrônicas, e ainda podem ser utilizadas em outras áreas como na construção civil, como adesivos para madeiras e até mesmo em metais.

Esse tipo de resina é fácil de manusear e de aplicar, isso por causa do estado líquido, endurecendo apenas quando entra em contato com o catalisador / endurecedor.

Independente da forma de utilização e o fim destinado a esse produto, a resina epóxi se não encontrada em lojas de materiais de construção, é facilmente comercializada na internet, com um preço acessível e entrega rápida.

Qual é o preço da resina epóxi

Os preços das resinas epóxi variam de acordo com as marcas e fins a que se destinam, podendo ser encontradas desde R$ 25,00 até R$ 100,00.

Quando usar resina epóxi

A resina epóxi se destina a diversos fins, dentre eles se destacam:

Manutenção Industrial – onde pode ser utilizada como adesivo, primer anticorrosivo, solda a frio e ainda como revestimento com uma alta resistência química – que é essencial para o uso na manutenção de máquinas industriais.

Construção Civil – já na construção civil a resina epóxi serve para reconstrução de estruturas de concreto, assim como a adesão de um novo concreto sobre o velho, serve também para remendar rachaduras e fissuras em paredes, como rejunte e ainda como junta de dilatação.

Adesivos Industriais – a resina epóxi além de ser usada como adesivos tanto na construção civil como na manutenção de máquinas também pode ser utilizada nos metais e madeiras, servindo para colar peças importantes tanto de navios como de móveis, e até mesmo aeronaves. Resumindo, onde precisar de um adesivo forte e resistente é só usar a resina epóxi.

Laminados com Fibras – outro importante ramo em que a resina é bastante utilizada é em laminados com fibras sintéticas, como por exemplo, de vidro, de carbono e até de kevlar. Isso porque as resinas tradicionais utilizadas para este fim, como os poliésteres insaturados, não apresentam a mesma resistência que a resina epóxi.

Bijuterias e Artesanato – como se não bastasse todos esses fins citados acima, a resina epóxi ainda serve na confecção de bijuterias e artesanatos em geral, onde é utilizada para colar pedras, metais e plásticos, sem tirar o brilho e a transparência das peças.

A onda do momento nos Estados Unidos e que já está chegando no Brasil são as mesas resinadas ou river table

Veja Mais Sobre Resina Epoxi na Wikipedia