Dicas Sobre Resina Epoxi

Conehça Algumas Dicas Sobre Resina Epoxi

Dica Número 1 Sobre Resina Epoxi

Misture somente o que você irá utilizar.

Em muitos casos, existem pessoas que pegam por exemplo, 1 Kg de resina Epóxi, onde em algumas empresas são 670 gr de resina e 330 de endurecedor.

A proporção da mistura é 2 por 1 ou seja 100 gr de Resina para 50 gr de endurecedor.

O que acontece é que algumas pessoas pegam parte dessa resina e misturam num pote inteiro de endurecedor.

E é exatamente no momento que você faz essa mistura, homogeneizando os componentes, que o processo de polimerização começa e você terá cera de 30 a 40 minutos para trabalhar a resina epóxi antes dela endurecer completamente.

Meu conselho para iniciantes é começar misturando pouco, cerca de 300 a 400 gramas até pegar mais experiência. Capacite-se com o Curso de Mesas Resinadas ou River Table

Dica Número 2 Sobre Resina Epoxi?

Essa dica é pra quem trabalha com o famoso porcelanato liquido.

Primeiramente, proteja totalmente o ambiente em que você ira realizar a aplicação.

Ele deve estar completamente livre de poeira ou qualquer partícula.

O motivo disso é que se cair poeira ou qualquer sujeira cair onde você esta aplicando a resina epóxi, ela vai grudar durante o processo de curação do piso, ele vai endurecer e a partícula vai ficar lá.

E pra resolver é muita dor de cabeça, você terá que lixar o piso novamente, lustrar, então é melhor prevenir do que remediar não é?

Dica Número 3 Sobre Resina Epoxi?

A cura total da resina é de 7 dias e por que esse período? Se você fez a mistura correta, ficou tudo homogêneo você terá certeza que todos os gases presentes nos compostos serão liberados.

O comum é você encontrar a informação de que o período é de 24 horas e isso não esta errado.

Porém se você trabalha com resina em aquários por exemplo, é interessante esperar um pouco mais que esse período, dessa maneira você terá certeza total que os peixes não vão sofrer nenhum mal.

Dica Número 4 Sobre Resina Epoxi?

Quer acelerar o tempo de cura do piso? Você tem a opção de usar equipamentos térmicos.

Um exemplo: Se você trabalha em um ambiente de 60º graus a cura da resina leva cerca de 1 hora e 30, ou seja, acelera e muito o processo de cura do piso.

Dica Número 5 Sobre Resina Epoxi?

A resina epóxi é bem resistente, contudo, ela também sofre com alterações.

Com o passar do tempo, e isso por conta de caracteristicas próprias da resina epóxi, elas podem sofrer certas alterações, como amarelamento, fosqueamento e outras coisas.

Por esse motivo, deixe-as longe de raios UV ou de luzes fluorescentes, pois isso acaba com a resina epóxi

Dica Número 6 Sobre Resina Epoxi?

Nunca deixe suas peças feitas de resina epóxi, curando em uma temperatura acima do que é recomendado.

Isso pode causar um envelhecimento precoce da resina então no máximo 60º graus durante 1 hora e 30 minutos. Passou disso , meu amigo, você terá problemas, principalmente quando for fazer mesas resinadas ou river table que necessitam de acabamento impecável.

Dica Número 7 Sobre Resina Epoxi?

Finalizando, se você quer reutilizar os materiais que você utilizou para trabalhar com a resina epóxi, como pipeta, copo de medição, etc, limpe-os sempre com álcool.

Veja Mais Sobre Resina Epoxi na Wikipedia